23 de dez. de 2011

Encontro do Século - CAP. 35



No capítulo anterior...
Lourenço fica deslumbrado ao constatar que se trata de Beija
Ele propõe organizar uma festa em sua homenagem
Beija aceita, mesmo desconfiando das reais intenções do cavalheiro
Severina pergunta se a patroa cederá aos caprichos do coronel

CAP. 35

BEIJA: Depende, Severina... Vamos ver o quanto ele é influente e importante nesse baile...
SEVERINA: A Sinhá é danada...
BEIJA: Aprendi a usar os homens. Se eles servem aos meus propósitos, ótimo. Se não servem, ignoro-os.
SEVERINA: Acho melhor voltarmos, pois já devem nos aguardar para o almoço...

Após a refeição, enquanto degustam o cafezinho...

LOURENÇO: Dona Beija precisa de um vestido novo para o baile? Se precisar posso providenciar...
BEIJA: Não, coronel, obrigado, trouxe bons vestidos na bagagem (e para a escrava) Severina, passe e engome aquele meu vestido azul, que usei na despedida de Paracatu.
SEVERINA: Nhá sim.
BEIJA: Sua família não se sentirá ofendida por me receber aqui e também por organizar o baile na Vila?
LOURENÇO: De forma alguma! Minha esposa e meus filhos vivem lá, raramente aparecem por aqui. Além do mais quem manda em casa sou eu. Querendo ou não eles têm de me obedecer.
BEIJA: Assim fico mais tranqüila, pois temo lhe causar algum aborrecimento.
LOURENÇO: Quanto a isso não há com que se preocupar.

NO SÁBADO SEGUINTE...

Chega o dia do baile. As adjacências são iluminadas com tochas. O enorme salão está lotado. Toda a alta sociedade de Vila Rica se faz presente. Depois de muito burburinho, Lourenço adentra o salão de braços dados com Beija. A expressão de surpresa está no rosto de todos.

LOURENÇO: Senhoras, senhores, boa noite! Esta é uma noite muito especial para a sociedade de nossa Vila. E para abrilhantá-la, tenho o prazer de lhes apresentar nossa convidada especial: Dona Beija, a mulher que foi capaz de mudar o mapa das Minas Gerais.

Todos aplaudem.

BEIJA: Senhoras, senhores, muito boa noite. Agradeço a todos pelo carinho de me receberem no seio desta Vila com tanto desvelo. Embora esteja de passagem, espero estreitar os laços com o povo desse lugar e voltar mais vezes. Agradeço o empenho do coronel Lourenço em preparar esta calorosa recepção e desejo que se divirtam tanto quanto eu. Obrigado. (aplausos)

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário