20 de dez. de 2011

Encontro do Século - CAP. 32



No capítulo anterior...
Beija chora na despedida da fazenda
No arraial Padre Aranha e Fortunato tentam evitar, mas ela parte
Antonio vai se consolar com o vigário
Depois conversa com Vado, mas são surpreendidos por Sampaio

CAP. 32

SAMPAIO: Posso saber qual é o assunto? (e antes da resposta) Aliás, nem precisam me responder. Sei que falavam de Beija.
ANTONIO (tentando desconversar): Esse assunto é página virada, meu pai...
SAMPAIO: Não parece... Se fosse mesmo o senhor não teria ido ao arraial pra acompanhar a partida daquela lá...
VADO (tentando contornar): Não, seu Sampaio, Antonio foi ao arraial pra/
SAMPAIO (cortando): Ver a partida de Beija. Deixe de ser capacho de Antonio, Vado! Não precisa tentar me enganar que não sou trouxa! Conheço muito bem o filho que tenho. (pausa) O que me serve de consolo é que aquela lá se foi. E se Deus quiser, pra nunca mais voltar!

QUINZE DIAS DEPOIS...

A comitiva de Beija se aproxima de Vila Rica, a capital das Minas Gerais.

BEIJA: Moisés, pare no primeiro riacho que encontrar, para descansarmos um pouco. Estou exausta e creio que os animais também.

Logo adiante a estrada desemboca nas margens de um caudaloso riacho. A ordem da patroa é atendida.

BEIJA: Vamos fincar acampamento e dormir aqui. Mas primeiro tomem um banho, descansem um pouco. Façam o de sempre: homens abaixo e só voltem quando eu chamar.
JOSUÉ: Preferimo tomá banho depois, Sinhá. Depois de armá o acampamento...
BEIJA: Vocês quem sabem. Mas pelo menos descansem um pouco. Estamos na estrada desde a madrugada.
JOSUÉ: Nhá sim.

Em seguida os escravos armam três barracas: uma para a patroa, uma para os homens e outra para as mulheres, espalham alguns tamboretes e alguns colchões de palha.

BEIJA: Flaviana, prepare um jantar dos bons. Estou faminta e com vontade de comer carne de porco. Separe para mim um doce de figo e um de leite, para a sobremesa. E antes de tudo, me prepare um cafezinho fresco.

Os homens acendem o fogo enquanto as escravas preparam a comida. As carnes, os doces e o café, além de outros preparados foram trazidos de Araxá e viajam acondicionados em latas. As pousadas eram escassas e cada comitiva se via obrigada a transportar a maioria dos gêneros de que precisasse para toda a viagem.

Minutos depois um elegante e bem vestido cavalheiro se aproxima, montando seu cavalo baio. Sob o olhar de curiosidade de todos, apeia e se aproxima de Beija.

LOURENÇO (beijando-lhe a mão): Encantado, Senhorita.

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário