Extras

 Sobre "Encontro do Século"


“Encontro do Século” conta a história fictícia de um encontro entre Dona Beija, Dom Pedro I e a Marquesa de Santos. Embora Beija e Pedro tenham vivido na mesma época, eles nunca se conheceram.

Marcos Silvério sempre foi apaixonado pela história destes três personagens e sempre imaginou como teria sido interessante se o destino os tivesse juntado. Embora suas histórias já tivessem sido exaustivamente exploradas pela TV, pelo cinema e até mesmo pelo carnaval carioca, ao ser convidado para escrever uma webnovela, o autor não pensou duas vezes: era chegada a hora de materializar sua fantasia.

A história foi veiculada de 09 de novembro de 2009 a 24 de julho de 2010, com um total de 222 capítulos. Na sua exibição inédita os capítulos foram publicados de segunda a sábado às 21:00 horas no endereço: www.tvediversao.blogspot.com . Fora dos grandes portais e redes, este blog é um dos mais respeitados na produção de webnovelas, notícias e fofocas da TV. Tem uma audiência média de 5 mil visitas diárias.

Logo no início de sua exibição a webnovela foi descoberta por um jornal da cidade de Araxá, onde viveu Dona Beija. O “Correio de Araxá”, um dos mais respeitados jornais do interior mineiro, com mais de 50 anos de existência, publicou uma matéria de capa, dando grande destaque à trama, completada por uma matéria interna.

Seguindo sua trajetória de sucesso, “Encontro do Século” passou a ser publicada no blog do Grupo Ferreira, cujos administradores apreciaram a qualidade da narrativa.

A webnovela tem uma comunidade no Orkut e deverá ser transformada em livro em breve.

 _____________________________________________

Sobre webnovelas


A webnovela é um gênero de narrativa que está se tornando muito comum na internet. Atualmente há centenas delas no ar e com público cativo. Também há centenas de comunidades no Orkut dedicadas a esse tipo de obra literária.

Na prática é uma mistura do romance tradicional, a que estamos acostumados, com o roteiro de TV. Concentra-se nos diálogos, parte forte do roteiro e também nas rubricas que são pequenas orientações escritas entre parênteses para designar os sentimentos dos personagens e também a marcação de cena. Porém, como não se dispõe de elementos visuais como a TV e o cinema, faz-se o uso da narrativa, como nos bons e velhos livros impressos, para interligar o conjunto e dar a real dimensão da história contada.

Há webnovelas ilustradas, com sinopse, perfil dos personagens e figuras para representá-los e até vídeos e há outras que se concentram apenas em textos.

Normalmente os capítulos são publicados diariamente, em horário fixo, de segunda a sábado, como nas novelas tradicionais da TV.

A diferença é que os capítulos são curtos, com cerca de 50 linhas (1 página do Word) e podem ser lidos na ordem e no horário que for mais conveniente para o internauta.

.