10 de jul. de 2012

Encontro do Século - CAP. 206



No capítulo anterior...
Um capataz aguarda Domitília escondido com uma faca na mão
Pedro aparece de forma inesperada e nota o estranho
Trava-se intensa luta corporal e o Imperador mata o capataz
Pedro pretende levar a filha Isabel Maria para ser educada no palácio
Leopoldina reage e se recusa a educar a filha da Marquesa
Beija vai à praia com os filhos e relembra sua infância feliz
Sua atenção é despertada pelos gritos de uma mulher que se afoga

CAP. 206

Os escravos partem em socorro da mulher que se debate. Beija também corre para a beira da água.

BEIJA: Minha nossa! Mas é a Baronesa de Sorocaba! A irmã da Marquesa de Santos...

Algum tempo depois, refeita do susto...

BENEDITA: Viscondessa, não tenho palavras para lhe agradecer. Eu lhe devo a minha vida. Não fosse a senhora e os seus escravos, esta hora não estaria mais entre os vivos.
BEIJA: Que isso, Baronesa, não fiz nada mais que qualquer cristão faria.
BENEDITA: A dívida que tenho com a senhora não tem preço, mas saiba que a partir de hoje tem uma amiga leal e poderá contar comigo para o que precisar.
BEIJA: Agradeço. Mas agora é melhor descansar um pouco mais. O susto foi muito grande.

Não muito distante dali, Pedro e Chalaça visitam um batalhão do Exército. Os soldados estão perfilados para a inspeção.

Chalaça se detém a observar um soldado. Algo nas feições do rapaz lhe desperta a atenção.

CHALAÇA (cochichando): Alteza, repare bem este rapaz... É a sua cara, sem tirar nem pôr...
PEDRO: O que está querendo dizer com isso?
CHALAÇA: Não estou dizendo nada, mas uma semelhança tão grande assim só leva a uma conclusão...
PEDRO: Está insinuando que este rapaz pode ser meu filho?
CHALAÇA: Existem grandes possibilidades...

O imperador fica intrigado.

PEDRO (para o rapaz): Meu jovem, quem é a sua mãe?
AUGUSTO: Ana Stanhouse, Alteza.

Chalaça e Pedro se entreolham sem muito compreender.

PEDRO (ao pé do ouvido): Não conheço nenhuma Ana Stanhouse...
CHALAÇA: Talvez toda essa semelhança seja uma mera coincidência...

Corta para a Fazenda Santa Cruz.

Pedro e Benedita se entregam ao prazer.

PEDRO: Desde que a vi pela primeira vez sinto uma atração irresistível.
BENEDITA: Eu também, mas você só teve olhos para Titília.
PEDRO: Não vamos falar disso. Esqueça Titília, esqueça Delfim, vamos viver o nosso momento.
BENEDITA: Delfim vai ficar mais de um mês fora. Não há a menor possibilidade de nos incomodar.
PEDRO: Então vamos aproveitar. (se beijam ávidos de desejo)

Mansão de São Cristóvão, altas horas da noite. Tininha bate na porta do quarto, desesperada. Domitília acorda assustada.

TININHA: Sinhá, o menino Pedrinho está ardendo em febre. Tá delirando e se debatendo. Corre aqui, Sinhá, acode o menino!

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário