28 de fev. de 2012

Encontro do Século - CAP. 92



No capítulo anterior...
Beija precisa de uma desculpa para não ir ao baile
Ela não quer reencontrar o Ouvidor
João promete uma solução para sua ansiedade
Os escravos vêem Pedro numa taverna aos beijos com escravas
Eles contam o ocorrido para Severina e Flaviana
Beija os surpreende e quer saber o que eles escondem

CAP. 92

BEIJA: Vamos, Severina, me diga! O quê que eu não poso saber?

Os escravos ficam apurados e se entreolham sem saber o que dizer.

SEVERINA: Moisés, Sinhá, fez uma burrada e está com medo de ser açoitado.
BEIJA: Mas o que fez de tão grave assim, Moisés?
SEVERINA (cortando): Sinhô Joaquim esteve aqui, para falar da venda da chácara e Moisés disse que a Sinhá não estava...
BEIJA: Deixe que ele fale, Severina... (e para o escravo) Porque disse que eu não estava?
MOISÉS: A Sinhá estava conversando com Sinhô João, aí eu pensei que a Sinhá num queria sê incomodada...
BEIJA: Fez bem, Moisés, realmente meu assunto com João era muito importante. Além do mais a chácara é só um negócio, pode ser resolvido depois. Prepare a charrete que vamos ao encontro do senhor Joaquim.

Beija sai e os escravos respiram aliviados.

Corta para os arredores da Chácara Cedro. Beija, os escravos e o proprietário Joaquim passeiam pelos quintais do imóvel.

JOAQUIM: Não tenho dúvidas de que Dona Beija fez um excelente negócio ao adquirir esta propriedade. Creio que está na medida para o que procura.
BEIJA: Gostei muito de tudo o que vi. Fica próxima da cidade, o tamanho é razoável, não chega a ser uma fazenda, mas também não é um lote. Sem falar na vista, que é privilegiada. Estou muito satisfeita em negociar com o senhor.
JOAQUIM: Eu também, Dona Beija.
BEIJA: E você, Severina, o que acha da nossa casa de passeio?
SEVERINA: Tudo é muito bonito aqui, Sinhá. Acho que fez um grande negócio.
BEIJA: Esta casa precisa de uma boa reforma, umas tintas mais coloridas, com mais vida, mas nada que eu não possa ajeitar...

Todos ficam satisfeitos com a negociação da chácara.

Sexta-feira. Chega o dia do Baile em homenagem ao Ouvidor. Pedro bate à porta da casa de Beija. Severina atende.

PEDRO: Dona Beija está pronta?

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário