4 de fev. de 2012

Encontro do Século - CAP. 72



No capítulo anterior...
Chalaça e Pedro chegam ao palácio. Dom João os surpreende
O Rei adverte Chalaça para não cometer novos erros
No dia seguinte é a vez de Carlota Joaquina aterrorizar o rapaz
Pedro chega à casa de Beija para o jantar

CAP. 72

BEIJA (formal, em tom de brincadeira): Vamos entrar, Majestade.
PEDRO: Estas flores são para você (entrega-lhe o ramalhete).
BEIJA: Você é sempre gentil assim, com todas as mulheres?
PEDRO: Dizem que sou um cavalheiro. Também acredito que o seja. Mas certas atitudes guardo somente para mulheres muito especiais... Como as flores, por exemplo.
BEIJA: Hum... Obrigada pela distinção. (apontando a sala) Vamos nos sentar...

Já acomodados...

BEIJA: Deseja tomar algo?
PEDRO: Obrigado. (pausa) Beija, fale-me sobre você, suas origens... Tenho a sensação de que já nos conhecemos há tanto tempo e sequer sei de onde veio...
BEIJA: É verdade... Mas isso nem chega a ser importante. Minha vida é tão simples, tão humilde, se comparada à sua rica existência, cercada pelo glamour da Corte, da Europa...
PEDRO: Não é bem assim, todos nós temos uma história, uma trajetória. Rica ou pobre todos têm uma. Gostaria de conhecer a sua...
BEIJA: Nasci num pequeno arraial, chamado Formiga, não muito distante de Vila Rica. Quando era apenas um bebê, nos mudamos para São Domingos do Araxá, perto de Desemboque/
PEDRO (cortando): Sim, desses lugares já ouvi falar... Ficam perto da Picada de Goiás...
BEIJA: Sim. (continuando) Aos quatro anos perdi minha mãe. Fiquei com meu avô até os quinze anos, quando também faleceu. Mudei-me para Paracatu do Príncipe. “Príncipe” este que não posso afirmar se em Vossa homenagem ou de Vosso pai...
PEDRO: Nem eu saberia dizer... Mas já ouvi falar das minas de Paracatu... Mas... prossiga.
BEIJA: Foi esta a minha trajetória. De Paracatu segui para Araxá, Vila Rica e finalmente cheguei ao Rio de Janeiro, de onde não pretendo sair nunca mais.
PEDRO: Interessante. Mas uma coisa intrigou-me: você é tão jovem, e pelo que sei, chegou ao Rio sozinha. Onde ficaram seus familiares?
BEIJA: Não tenho contato com familiares. Os poucos que tinha ficaram em Formiga e nunca mais tive contato.
PEDRO (insistindo): Mas se ficaram em Formiga, estavas com quem em Paracatu?
BEIJA (incomodada): Pedro, se não se importa, prefiro não entrar em detalhes. Esta é uma parte da minha vida que prefiro esquecer. Quem sabe um dia lhe fale a respeito. Pode ser?
PEDRO: Está bem, minha flor, não quero parecer inconveniente.
BEIJA (ao ver o gesto de Severina): Vamos? O jantar está servido.

Quando caminham para sala ao lado...

Pedro surpreende a anfitriã, puxa seu braço, com delicadeza, trazendo-a para junto de si. Antes que diga algo, a beija com ímpeto e paixão.

Continua segunda-feira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário