21 de fev. de 2012

Encontro do Século - CAP. 86



No capítulo anterior...
Chalaça reencontra o Ouvidor numa Taverna
Motta menciona o nome de Beija e Chalaça fica intrigado
Ele tenta obter informações, mas o Ouvidor muda de assunto
Chalaça diz que precisa descobrir o segredo de Beija

CAP. 86

Cansado e embriagado, Chalaça desiste de desvendar o mistério de Beija e pega no sono.

Na manhã seguinte...

Pedro e Beija, que jantaram juntos na noite anterior, acordam felizes.

PEDRO: Como é bom acordar, abrir os olhos e me deparar com essa criatura linda ao meu lado...
BEIJA: Como é bom o toque dessas mãos quentes me abraçando...
PEDRO: Quero acordar contigo todos os dias da minha vida, minha princesa.
BEIJA: Também quero acordar em seus braços fortes todos os dias, meu príncipe.

Beijam-se. A moça pousa a cabeça no peito do amado.

BEIJA: Agora, falando sério, estou com vergonha de sair lá fora. Não costumo receber visitas íntimas assim, na frente dos empregados.
PEDRO: Bobagem. Primeiro que não sou uma simples visita e depois, sempre há uma primeira vez pra tudo...
BEIJA: Severina conhece meus segredos mais íntimos, mas dos outros sempre mantive uma certa distância.
PEDRO: E porque é tão íntima de Severina, posso saber?
BEIJA: Os olhos de Severina são os meus olhos. Como sou analfabeta, é ela quem lê tudo para mim. Por isso temos tanta estima uma pela outra e desenvolvemos tão grande amizade.
PEDRO: Mas você é tão jovem, porque não aprendeu a ler?
BEIJA: Meu avô... Dizia que mulher não precisava saber ler. Que mulher precisava apenas cuidar da casa, dos filhos e cozinhar. Dizia que mulher letrada só servia para ler o que não prestava...
PEDRO: Lamento por este ponto de vista tão equivocado.
BEIJA: Você bem sabe como são as pessoas antigas... Tinhosas como mulas. Mas meu avô tinha seus motivos...
PEDRO: Por que era tão radical a esse ponto?
BEIJA: Porque deu liberdade à minha mãe e ela acabou perdendo a virgindade antes de se casar... Ele carregou este desgosto até a morte.
PEDRO: Entendo. (pausa) Beija, você gostaria de aprender a ler e escrever?

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário