3 de fev. de 2012

Encontro do Século - CAP. 71



No capítulo anterior...
Severina teme que João, apaixonado, crie problemas para Beija
A patroa acredita que o rapaz sofrerá, mas irá superar
Pedro procura Chalaça e o informa sobre a decisão de D. João
Chalaça junta suas tralhas e parte para o palácio
D. João os surpreende na porta principal

CAP. 71

CHALAÇA: Quanta honra revê-lo, Majestade!
D. JOÃO: Deixa de ser puxa-saco, rapaz! Se voltares a transformar meu palácio na Sodoma e Gomorra dos trópicos, desta vez lhe mando para a forca!
CHALAÇA: Não será necessário, D. João.
PEDRO: Ora, meu pai, isso é jeito de falar com meu melhor amigo?
D. JOÃO: Seu amigo e alcoviteiro das raparigas desta Quinta...
PEDRO: Venha, Chalaça, vamos providenciar acomodações para você.
D. JOÃO: Já avisastes a este infeliz quais as condições do meu perdão?
PEDRO: Sim, meu pai, exaustivamente... (e para o amigo) Vamos, Chalaça.

Chalaça se instala num quarto da casa anexa, destinada a hospedar empregados do palácio.

Na manhã seguinte, o rapaz caminha tranquilamente pelos jardins quando é surpreendido por D. Carlota Joaquina.

CARLOTA: O que fazes aqui, maldito? Não deverias estar além do quinto dos infernos?
CHALAÇA: Sua Majestade perdoou-me e revogou meu banimento.
CARLOTA: Aquele banana me paga!
CHALAÇA: Entenda, minha Rainha, nunca quis prejudicá-la. Apenas cumpria ordens de D. João.
CARLOTA: Se me vigiares de novo, a pedido daquele velho frouxo, farei algo muito pior contigo...
CHALAÇA (atônito): Majestade!
CARLOTA: Sabes esta coisa tão preciosa que tu tens aí no meio das pernas?
CHALAÇA (suspirando): Ai, meu Deus!
CARLOTA: Vou mandar cortar e jogar para os cachorros!
CHALAÇA: Já entendi, Majestade. (todo sem jeito) Com licença... (e sai rapidamente)

Chega o dia do jantar. Pedro bate à porta.

BEIJA: Pode deixar, Severina, que eu atendo.

Ele esconde o ramalhete de rosas atrás das costas.

PEDRO: Boa Noite, minha doce princesa!

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário