24 de fev. de 2012

Encontro do Século - CAP. 89



No capítulo anterior...
Chalaça conversa com Pedro sobre a amante de Motta
Mas não revela que esta amante era Beija
O Visconde de Perdizes visita a amiga e a convida para um baile
Beija pergunta o quê será comemorado na festa
Perdizes diz que o homenageado é Ouvidor Motta. Ela se assusta

CAP. 89

Mesmo atordoada, Beija é obrigada a disfarçar sua apreensão para não levantar maiores questionamentos.

PERDIZES: Motta é um velho amigo. Esteve por alguns anos no sertão das Gerais, na Ouvidoria de Paracatu e há algum tempo retornou ao Rio de Janeiro. Mas logo em seguida foi designado para uma missão na Bahia, de modos que nem assentou a poeira. Somente agora retornou, em definitivo.
BEIJA: Sei... Será um prazer, suas festas são ótimas, divertidas. Agradeço imensamente o convite.
PERDIZES: Sem falar que desta vez o Príncipe Pedro certamente estará presente. D. João é muito amigo de Motta e de toda a família real.
BEIJA: Tenho encontrado Pedro com certa freqüência. Depois de tanta procura em vão, acabamos nos conhecendo na rua, num mero incidente.
PERDIZES: Então a donzela que Pedro salvou na Rua da Alfândega era você?
BEIJA: Sim, eu mesma. E Severina. Não fosse Pedro não sei o que teria sido de nós...

Severina entra e serve um café fresquinho, muito aromático.

PERDIZES: E estão se acertando?
BEIJA: Sim, temos nos encontrado com freqüência. Pedro é um homem encantador. Muito mais do que ouvia dizer...

Depois de meia hora de conversa...

PERDIZES: Agora preciso ir, minha querida. Tenho muito o que fazer e também não quero tomar o seu tempo.
BEIJA: Imagine, é sempre um prazer recebê-lo aqui.
PERDIZES: Aguardo você na sexta...

Quando Beija acompanha o Visconde até o portão, João está chegando para visitá-la. Corta para a sala novamente.

JOÃO: Beija, você me parece apreensiva, perturbada, está acontecendo alguma coisa?
BEIJA: Acabo de receber um convite para me defrontar com o meu algoz. E agora, o que eu faço?

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário