22 de nov. de 2011

Encontro do Século - CAP. 8



No capítulo anterior...
Beija humilha Motta na frente dos convidados
Motta dá-lhe uma bofetada
Beija puxa a toalha da mesa quebrando as taças e atirando a prataria ao chão

CAP. 8

Beija recompõe o vestido e os cabelos.

BEIJA: Meus amigos, me desculpem, mas não pude me conter diante de tamanha injustiça. Boa noite a todos. (e sobe as escadas)
MOTTA (se dirigindo a todos): Senhoras, senhores, diante desse episódio lamentável, creio que não há mais clima para nada. Peço desculpas a todos e um novo jantar será marcado, para que possamos nos despedir em paz. Vocês serão avisados oportunamente. Uma boa noite a todos.

Os convidados se retiram, pasmos com tudo que presenciaram. Nos dias seguintes não se fala em outra coisa em Paracatu do Príncipe...

No dia seguinte, no salão do palacete...

SEVERINA: Dona Beija está trancada no quarto e disse que não quer falar com ninguém, até o dia da sua partida.
PADRE: Diga-lhe que é o Vigário, seu grande amigo, que quer lhe falar. Implore...
SEVERINA: Está bem, Padre. Vou avisá-la da sua presença.

Severina sobe as escadas e Padre Melo Franco sobe atrás. No quarto...

BEIJA (ainda descabelada): Quero ficar sozinha para pensar. Não quero falar com ninguém, nem mesmo com o Vigário...
SEVERINA: Sinhá, mas ele insiste...

Nesse instante Padre Melo Franco empurra a porta e entra.

PADRE: Beija, minha filha, deixe-me te ajudar...
BEIJA: Não há nada que o senhor possa fazer por mim...
PADRE: Sei o que está sentindo, mas só quero o melhor para você. Seja mais sensata.
BEIJA: É só o que tenho sido ultimamente: sensata, compreensiva, cordata e veja o que está me acontecendo...
PADRE (sentando-se aos pés da cama): Beija, o Ouvidor lhe ama, só quer o melhor para você. É um homem mais velho, experiente, vivido... E se acha que o melhor é que você volte para São Domingos, certamente tem razão. Também penso como ele: em Araxá você tem suas raízes, seus amigos de infância, seu ex-noivo... Suas chances de sucesso são muito maiores do que no Rio de Janeiro, uma terra longínqua e desconhecida...
BEIJA: Pode ser Padre. Mas devo lhe confessar que estou muito confusa. Motta me fez acreditar, até o último momento, que me levaria para a corte... Ele tinha que me fazer aquela desfeita justo na frente de todo mundo? O senhor sabe que muitas dessas senhoras do arraial me detestam, morrem de inveja de mim. Elas só me suportam porque sou a “Moça do Ouvidor”... Para elas aquele episódio foi a glória...
PADRE: Esqueça. Isso é passado. Seja serena e obediente ao Senhor Ouvidor. Você só tem a ganhar com isso. Pare de lhe desafiar... Você ainda pode sair dessa história muito bem, ou, com uma mão na frente e outra atrás. Está me entendendo?
BEIJA: Está bem, Padre. Prometo que de agora em diante serei sensata e obediente. Mas de uma coisa não abro mão: com Motta ou sem Motta irei para a corte, de qualquer jeito!

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário