29 de nov. de 2011

Encontro do Século - CAP. 14



No capítulo anterior...
- Beija decide seguir para Araxá
- A comitiva para num riacho para o banho
- Um estranho se aproxima a cavalo

CAP. 14

FORTUNATO (extasiado): Beija! Não pode ser! É você mesmo, minha querida?
BEIJA (se recompondo): Sim, Fortunato, sou eu mesma, em carne e osso. Como vai o nosso velho boticário?
FORTUNATO (apeando do cavalo, fazendo a corte): Melhor agora, revendo esta jóia de São Domingos dos Arachás...
BEIJA: Vejo que continua galante como sempre...
FORTUNATO: tem coisas que ainda não perdi nesses quase quarenta anos de vida... (pausa) Será que é certo o que estou pensado?
BEIJA: Sim, Fortunato, estou de volta a São Domingos dos Arachás. E dessa vez, para ficar.
FORTUNATO: Que notícia boa! E onde vai se hospedar, minha flor?
BEIJA: Por enquanto volto para a casa de meu avô. Pelo que saiba está desocupada e dona Gertrudes tem cuidado dela.
FORTUNATO: É verdade, ninguém mais morou lá depois que seu João... (percebendo a gafe) Ah... deixa pra lá... O importante é que você está de volta...
BEIJA: Sei que terei de conviver com muitas lembranças nessa volta. Algumas boas e outras terríveis. Mas estou preparada.
FORTUNATO (segurando Beija pelos ombros e alguns instantes admirando-a): Como está lindo o beija-flor, como está lindo! (se abraçam forte)

O boticário* segue para o arraial e vai direto à hospedaria, que é o ponto de encontro de todos os homens da cidade. Ali espalha a boa nova:

FORTUNATO: Beija voltou para Araxá! Vocês não vão acreditar: ela está de volta!

Quando a comitiva adentra as ruas poeirentas do arraial, um aglomerado de homens se acotovela na porta da hospedaria na expectativa de ver Beija. A curiosidade toma conta de todos.

BELEGARDE, o delegado: É verdade que ela está ainda mais linda?
FELÍCIO, capataz: Será que foi abandonada pelo Ouvidor?
COSTA PINTO, o juiz: Por que motivo teria voltado a São Domingos?
VADO, capataz: Por que o Ouvidor não quis levar ela pra Corte?
DILERMANO, comerciante: Será que vai receber homens em sua residência como fazia em Paracatu?
TONICO, peão (malicioso): Será que vamo tê chance?

Continua amanhã...
__________
* Boticário é como eram chamados os farmacêuticos da época. O boticário também fazia as funções de médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário