17 de nov. de 2011

Encontro do Século - CAP. 4


No capítulo anterior...
- Beija está feliz com a realização do jantar
- A escrava Severina se emociona com a consideração da patroa
- Motta cobra de Padre Melo atitudes para convencer Beija a voltar para Araxá

CAP. 4

Beija está radiante, feliz como nunca. Depois de descer garbosamente as escadas, cumprimenta os convidados com largo sorriso, um a um. Motta e Padre Melo Franco também adentram o salão e cumprimentam os presentes.

Pouco depois Severina se aproxima da patroa, meio sem jeito e fala ao seu ouvido.

SEVERINA: Sinhá, tem um negro nos fundos do palacete que insiste para falar com Dona Beija.
BEIJA: E o que quer este infeliz, não disse?
SEVERINA: Disse que só fala se for com a Sinhá, e que é assunto de seu interesse.
BEIJA: Peça-lhe para voltar outro dia. Hoje estou ocupada. Preciso dar atenção aos convidados.
SEVERINA: Ele disse que veio de longe e que não poderá voltar outro dia.
BEIJA: Está bem. Você acha que é alguém confiável?
SEVERINA: Negro a gente nunca sabe, né, Sinhá...

Elas voltam para o salão e pouco depois Beija discretamente se afasta e caminha para os fundos do palacete em companhia do escravo Moisés, que carrega a lamparina.

BEIJA: O que quer comigo, escravo?
BASTIÃO: Eu tenho uma informação que pode interessá a Dona Beija.
BEIJA: E o que é, diga logo. Espero que seja algo realmente importante.
BASTIÃO: Tinha um hôme rondando o arraiá nos úrtimos dia. Esse hôme era lá de São Domingos do Araxá.
BEIJA: E o que ele queria aqui? Ainda não estou entendendo...
BASTIÃO: Ouvi ele dizendo pro coroné Feliciano que veio à procura de Dona Beija...
BEIJA: Sim, mas muitos homens vêm aqui à minha procura... Você sabe pelo menos o nome desse homem?
BASTIÃO: O nome eu num sei, Sinhá, mas escutei ele falando o nome do pai: coroné Sampaio...
BEIJA (mudando de expressão): Antonio... Antonio Sampaio! Meu Deus! Meu ex-noivo veio à minha procura... Então ainda me ama!
BASTIÃO: Ele teve nas cavalhadas e ficô o tempo todo escondido. Disse que num quiria sê visto por ninguém...
BEIJA: Muito obrigado, escravo. Realmente esta informação me interessa muito. Aguarde aqui que Moisés lhe trará uma recompensa por sua dedicação.

Eufórica, não se contém e acaba dividindo com o serviçal a sua emoção.

BEIJA: Moisés, então Antonio ainda me ama! Se ele veio de Araxá até aqui é porque ainda me ama... Meu Deus! Como é bom saber disso...

Motta corre o olho por todo o salão e não vê Beija. Severina percebe a situação e hesita em ir atrás da patroa.

MOTTA (se aproximando da escrava): Severina, onde está Dona Beija?

Continua amanhã...

Um comentário: