21 de nov. de 2011

Encontro do Século - CAP. 7



No capítulo anterior...
Motta e Martins mudam de assunto e Beija não percebe que falavam dela.
Senhoras do arraial falam mal de Beija
Motta anuncia que não levará a amante para a Corte

CAP. 7

Os olhos de Beija parecem faiscar de tanto ódio. Ela perde o controle e arma um escândalo na frente de todos os convidados.

BEIJA (incrédula): Como assim, Dr. Motta? O senhor não me levará para Rio de Janeiro?
MOTTA: Não, Beija. Definitivamente, não.
BEIJA (alterada): Canalha! Ordinário! Você sabia desde o primeiro momento que não me levaria e deixou para anunciar isso aqui, na frente de todos, para me humilhar mais uma vez, não é isso, Senhor Ouvidor?
MOTTA: Não é nada disso Beija. Eu já lhe expliquei uma dezena de vezes os motivos pelos quais não posso levá-la comigo... Por favor...
PADRE MELO FRANCO: Beija, minha filha, esse assunto já não estava resolvido? Você não acha melhor deixar isso para outra oportunidade? Vamos jantar em paz...
MOTTA: O vigário tem toda a razão...

Mas Beija não se convence...

BEIJA: Maldito! Mil vezes maldito! (se dirigindo aos presentes) Vejam bem senhoras e senhores, este homem me arrancou do seio da minha família quando era apenas uma criança. Matou o meu avô que era a única pessoa que eu tinha no mundo...
MOTTA (interrompendo) Beija, por favor...
BEIJA (nervosa): Me deixe falar! Ele tirou a minha honra, o meu noivado, os meus amigos e me trouxe para viver aqui como uma mulher dama. Agora quer me abandonar como se eu fosse um trapo usado, que se joga fora sem a menor cerimônia... Digam, meus amigos, vocês acham isto justo?

Ouve-se um burburinho pelo salão. Todos começam a falar ao mesmo tempo.

MOTTA (enérgico): Silêncio! Não os convidei aqui para discutir esse assunto!

O silêncio reina novamente, mas o clima de desconforto com a situação permanece.

BEIJA: Sei muito bem porque o Senhor Ouvidor não quer me levar para o Rio de Janeiro: ele teme pelo Príncipe Regente. Teme me perder para Dom Pedro... Não é essa a verdade, senhor Ouvidor?
MOTTA (nervoso): Não me provoque, Beija!
BEIJA: Vamos, Dr. Motta, confesse na frente de todos...

Motta perde o controle e dá-lhe uma bofetada, para espanto dos presentes. O clima fica muito tenso.

BEIJA (chorando): Bate, covarde! Pode bater. Mas tenha certeza de que nunca vai me calar! Maldito! Mil vezes maldito!

Num ímpeto de fúria Beija puxa a toalha da mesa, atirando ao chão toda a prataria e as dezenas de taças. Os convidados se olham assustados.

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário