5 de mar. de 2012

Encontro do Século - CAP. 97



No capítulo anterior...
Beija fica apreensiva ao saber que Motta estava transtornado na festa
Ela conversa com João levantando hipóteses
Motta se explica com Perdizes sobre o ocorrido no baile
O Ouvidor teme sua ex-amante e revela que seu nome é Beija
Perdizes fica atônito com a revelação

CAP. 97

PERDIZES: O nome da sua ex-amante é Beija?
MOTTA: Sim. Por acaso a conhece?
PERDIZES (titubeando): Não... Quer dizer... Não. Não conheço, por quê?
PERDIZES: Preciso encontrá-la e mandá-la de volta para as Minas Gerais. Para São Domingos do Arachá, de onde nunca deveria tê-la tirado.
PERDIZES: Um instante, Motta. Não estou compreendendo bem as coisas. Quero explique melhor. O que esta mulher fez para deixá-lo tão rancoroso e amargo assim?
MOTTA: Você é um amigo de longa data, sei que em ti posso confiar...
PERDIZES: Claro. Nos conhecemos há quantos anos?

Como num flash back, Motta começa a recordar o dia em que conheceu Beija.

MOTTA: Fui ao arraial de São Domingos dos Araxás, perto de Desemboque, resolver problemas administrativos. Naquele lugarzinho de chão batido, me sentia o próprio rei. O povo organizou um baile em minha homenagem. Tudo estava sem graça e monótono quando adentra o salão a mais bela jovem que já tinha visto em minha vida. Simples, meiga e sorridente. Seus lindos olhos azuis faiscavam de encantamento. Daquele momento em diante, minha noite ganhou cor. Tomei-a em meus braços e bailamos praticamente a noite toda. Foi amor, ou paixão, sei lá, à primeira vista. Disse para mim mesmo: quero esta mulher e vou tê-la de qualquer jeito! Foi aí que cometi o ato mais insano da minha vida...
PERDIZES (admirado): E que ato foi este?
MOTTA: Ordenei aos meus homens que raptassem a moça. Durante nossa conversa descobri onde morava, com quem... Tudo teria corrido muito bem não fosse o seu avô um velho valente. O danado reagiu, de arma em punho, e o meu capataz, para se defender, passou fogo no velho.
PERDIZES: Meu Deus! Estou chocado!
MOTTA: Beija nunca me perdoou por isso. O avô era coisa que mais amava na vida e a única que tinha. Tinha também um noivo, que dizia amar muito, mas nesse romance nunca botei fé. Ela era virgem e insistia que estavam de casamento marcado.
PERDIZES: Então você desgraçou com a vida dessa moça?
MOTTA: Infelizmente sim. Meu desejo me cegou a ponto de cometer os maiores desatinos. Na ânsia de tê-la comigo meti os pés pelas mãos e me coloquei numa situação periclitante na presença de Sua Majestade, D. João VI. Poderia ter tido o meu nome atirado na lama.
PERDIZES: Então foi por isso que intercedeu junto a D. João para que aquele pedaço de Goiás, o triângulo, voltasse a Minas Gerais?
MOTTA: Exatamente. O governador de Goiás sente um ódio de morte por mim. Se fosse denunciado e julgado por ele, certamente seria condenado. Já o governador de Minas é meu amigo do peito, nem sequer me acusaria...
PERDIZES: História complicada essa...
MOTTA: Mas o pior estava por vir... Nos meses seguintes Beija transformou a minha vida num inferno! O que fiz foi monstruoso, reconheço. Mas se vingou de mim, ponto por ponto, virgula por vírgula!
PERDIZES: O que ela fez?

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário