15 de mar. de 2012

Encontro do Século - CAP. 106



No capítulo anterior...
Chalaça pergunta a Pedro o que fará com Beija na hipótese de se casar
O Príncipe rejeita esta possibilidade e reafirma seu amor
Chalaça questiona as origens e o passado de Beija
Levanta também o fato de Pedro ser um mulherengo
O Regente fica pensativo

CAP. 106

PEDRO: Estou muito feliz com Beija. Se meu relacionamento durará um mês, um ano ou dez anos, isso não importa. O importante é que estou bem e não quero me casar com nobre alguma.
CHALAÇA: Está bem, Pedro. Faça como achar melhor. Mas insisto na idéia: não creio que seja vantajoso comprar briga com seu pai...

Na varanda da casa do Visconde de Perdizes, apreciando a vista da rua...

PERDIZES: Motta, preciso lhe confessar uma coisa. Mas precisa prometer que não revelará essa nossa conversa.
MOTTA: Diga, amigo, algo sério? Sabe que sou de confiança.
PERDIZES: Eu conheço Beija.
MOTTA: Beija? Você a conhece? E porque não me disse isso antes? Sabe que estou à sua procura há dias...
PERDIZES: Vou lhe explicar. Beija chegou ao Rio de Janeiro e me foi recomendada pelo Coronel Lourenço, a quem devo muitos favores.
MOTTA: Mas porque não disse nada?
PERDIZES: Ora, você estava transtornado. Seria capaz de fazer uma bobagem, um escândalo e botar tudo a perder. Além do mais, sou amigo de Beija e não poderia lhe entregar sua na cabeça numa bandeja.
MOTTA: Entendo seu lado. Mas, afinal, onde ela está?
PERDIZES: Beija mora na Rua do Ouvidor, não muito longe daqui. Mas tem de prometer que não vai me complicar nessa história.
MOTTA: Claro. Não faria nada que o prejudicasse.
PERDIZES: O mais incrível é que parece que estamos falando de duas pessoas distintas. A Beija que conheço em nada lembra essa mulher cruel e terrível que você conheceu... É uma menina meiga, dócil, amável... A candura em pessoa.
MOTTA: Também conheço seu lado meigo. Mas posso garantir: Beija é lobo em pele de ovelha. Não se deixe enganar. Toda aquela doçura esconde um sabor mais amargo que o fel.
PERDIZES: Foi a conversa com D. Pedro que o deixou tão chateado naquele dia, não foi? O que ele disse?
MOTTA: Menino Pedro e Beija já se conhecem. Era tudo que o que eu mais temia e menos desejava.
PERDIZES: Mais que isso... Eles estão tendo um caso. Pedro não sai da casa de Beija. Inclusive D. João até reclamou dia desses da ausência do rapagão, que passa mais tempo na casa da amada do que à disposição dos afazeres do palácio.
MOTTA: Isso era tudo que não poderia ter acontecido...
PERDIZES: E agora, vai procurar Beija?

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário