31 de jan. de 2012

Encontro do Século - CAP. 68



No capítulo anterior...
No final do piquenique Pedro tenta beijar Beija
Sutilmente ela o repele e diz que ainda é cedo para isso
Pedro a deixa em casa e é convidado para um jantar
O príncipe chega ao palácio e D. João o espera para falar sobre Chalaça

CAP. 68

PEDRO (fingindo não saber de nada): Aconteceu alguma coisa? Chalaça está sumido há tanto tempo...
D. JOÃO: O Visconde de Vila Nova procurou-me para falar sobre o bastardo.
PEDRO: E o que desejava?
D. JOÃO: Pediu-me que perdoasse o safado e o aceitasse novamente nos quadros de serviçais do palácio.
PEDRO: E o senhor, o que disse?
D. JOÃO: Perdoei o salafrário. Não poderia negar um pedido do Visconde de Vila Nova, somos amigos desde a infância em Lisboa...
PEDRO: Boa atitude. Chalaça é uma pessoa boa. Pode ter cometido os seus deslizes, mas quem nunca os cometeu? (pausa) Mas o senhor veio me procurar por que motivo mais exatamente?
D. JOÃO: Oras, tu eras o melhor amigo do safado, certamente há de saber o seu paradeiro...
PEDRO: Saber exatamente não sei, mas posso tentar descobrir...
D. JOÃO: Faça isso, Pedrinho. Mas que uma coisa fique bem clara: se aquele depravado tentar transformar minha casa numa recriação de Sodoma e Gomorra, desta vez não lhe pouparei nem mesmo a vida. Mando o devasso para a forca sem dó nem piedade!

Na manhã seguinte...

Beija toma café, a escrava ao seu lado, quando alguém bate à porta.

SEVERINA: Nhô João? Bom dia.
BEIJA: Faça-o entrar, Severina.
JOÃO (já ao lado da mesa) Bom dia, minha querida, como estás (beija-lhe a mão)
BEIJA: Muito bem e você? Sente-se, tome café comigo.
JOÃO: Espero não ter lhe causado nenhum dissabor da última vez que estive aqui.
BEIJA: Imagine... Dissabor algum. Você será sempre bem vindo em minha casa. Notícias de dona Josefa?
JOÃO: Sim, recebi uma carta de mamãe na semana passada.
BEIJA: Quando responder, transmita-lhe minhas recomendações. Quem sabe um dia desses não venha nos visitar?
JOÃO: Estou envidando esforços para que esse dia chegue logo...

Assim que Severina se afasta...

JOÃO: Beija, vim aqui para falar de nós. Não consigo esquecer-me daquela noite de amor...

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário