3 de jan. de 2012

Encontro do Século - CAP. 44



No capítulo anterior...
- Beija vai ao baile na expectativa de conhecer o Príncipe
- Mas Pedro viajou para Petrópolis. Ela fica desapontada
- Perdizes a convida para outro baile
- Um desconhecido parece reconhecê-la

CAP. 44

BEIJA: Engraçado, você também não me parece estranho.
JOÃO: Sou João Carneiro de Mendonça, filho de Dona Josefa.
BEIJA: Claro! Como eu poderia me esquecer! Mas como você cresceu! A última vez que o vi ainda era um menino, agora é um homem...
JOÃO: Você não cresceu tanto, mas está ainda mais linda do que quando freqüentávamos o catecismo de Padre Aranha...
BEIJA: O tempo passa rápido...

Os dois seguem para uma sacada, de frente para a rua.

JOÃO: Mas como veio parar no Rio de Janeiro?
BEIJA: Isso é uma longa história, que lhe contarei com tempo.
JOÃO: Estás morando aqui na cidade?
BEIJA: Cheguei há quase dois meses. Comprei uma casa na Rua do Ouvidor. Apareça lá para conversarmos com tempo...
JOÃO: Fico feliz em saber que tem mais alguém do nosso bom arraial de São de Domingos. Me sinto em família...
BEIJA: Nem me lembre de São Domingos! Sofri tanto ali...
JOÃO: Perdão, não queria lhe trazer más lembranças...
BEIJA: Foi só uma força de expressão. Convivo com esses fantasmas vinte e quatro horas por dia.
JOÃO: Então vamos fazer algo mais agradável... Vamos dançar?

Beija estende a mão. Seguem para o salão e bailam ao som de violinos. Enchem as taças de vinho e retornam para a sacada.

JOÃO: Eu soube que Antonio Sampaio reagiu muito mal a tudo que aconteceu...
BEIJA: Depois de dois anos em Paracatu achei que poderia recomeçar uma nova vida com Antonio, porque o amava muito, mas ele se mostrou um fraco.
JOÃO: Como assim?
BEIJA: Não foi capaz de enfrentar os pais para ficar ao meu lado. Preferiu se casar com Aninha Felizardo a desafiar os pais.

O Visconde de Perdizes se aproxima e fala ao ouvido de Beija.

PERDIZES: Preciso lhe falar algo sobre o Príncipe...

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário