14 de jan. de 2012

Encontro do Século - CAP. 54



No capítulo anterior...
Com a retirada de João, o galanteador Pedro fica à vontade
Convida Beija para um passeio à beira mar
A moça está empolgada em conhecê-lo
Severina lembra de Motta e faz perguntas sobre ele
E se a patroa revelará toda a sua história a Pedro

CAP. 54

BEIJA: Ainda não tive nenhuma notícia de Motta. Também não posso ficar especulando que é para não levantar suspeita.
SEVERINA: A Sinhá tem razão...
BEIJA: A última coisa que quero é que o passado de Paracatu venha bater à minha porta aqui, no Rio de Janeiro.
SEVERINA: O Visconde de Perdizes não sabe nada a respeito?
BEIJA: Estou atenta, na expectativa de pegar alguma coisa no ar, com jeito de quem não quer nada, entende?
SEVERINA: Nhá sim.
BEIJA: Quanto a revelar todo o meu passado para o Príncipe, estive pensando a respeito. Em algum momento isso será inevitável, mas cada passo tem de ser muito bem calculado.
SEVERINA: Escolher o momento exato de contar?
BEIJA: Exatamente. De agora em diante tenho de estar atenta a tudo. Mas agora prepare um bom almoço que quero descansar um pouco. A manhã foi muito agitada.

Nos estábulos da Quinta da Boa Vista, Pedro examina as patas de alguns cavalos, quando é abordado por um mensageiro.

GUARDA: Alteza, há um rapaz chamado Francisco que quer lhe falar. Disse para anunciá-lo como Chalaça. Vossa Alteza o recebe?
PEDRO: Sim, traga-o até mim. (e para si mesmo) O que esse maluco quer aqui?

Minutos depois...

PEDRO: O que faz aqui? Enlouqueceu de vez?
CHALAÇA: Estava de passagem pela cidade e resolvi vir para lhe ver.
PEDRO: Como entrou aqui?
CHALAÇA: Escondido.
PEDRO: Cuidado. Não brinque com meu pai. É muito bonzinho, mas quando perde a cabeça vira uma fera...
CHALAÇA: Alguma novidade a respeito daquele assunto?
PEDRO: Já falei com o Visconde. Ele concordou em falar com meu pai.
CHALAÇA: E você acredita que Dom João acatará o pedido?

Continua segunda-feira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário