21 de jan. de 2012

Encontro do Século - CAP. 60



No capítulo anterior...
- Beija está impaciente com o atraso do Príncipe
- Chalaça chega e conta que Pedro caiu do cavalo
- João aparece e fica constrangido ao vê-lo
- Beija os apresenta e serve um café
- Nisso chega também o Visconde de Perdizes

CAP. 60

SEVERINA (sem graça): Visconde, como vai o senhor?
PERDIZES: Dona Beija não está, ou não pode me receber? Posso voltar outra hora...
SEVERINA: Um instante...
BEIJA (caminhando até a porta): Estou e posso lhe receber, Visconde. Vamos entrando.

Perdizes estranha a presença dos outros cavalheiros e também fica desconcertado.

BEIJA: Esta coincidência transformou minha manhã num verdadeiro encontro de amigos. (e para Severina) Sirva um café ao Visconde.
VISCONDE: Bom dia, Chalaça (apertam as mãos, pois já se conhecem). Bom dia, João, como passou daquele dia?
JOÃO: Bem, e o Visconde?
PERDIZES: Ansioso por outra festa daquelas... (todos riem)

Chalaça fica observando a todos. Mais ouve do que fala. Está encantado pela moça. Mas no fundo está maquinando pensamentos, tentando entender qual a verdadeira ligação entre Beija, João e o Visconde.

Algum tempo depois todos se retiram.

BEIJA: Ainda bem que o Príncipe não veio... Já pensou se encontrasse aqui com todos esses homens? O que iria pensar de mim?
SEVERINA: Foi uma manhã movimentada, Sinhá...
BEIJA: Uma pena que D. Pedro tenha caído do cavalo.
SEVERINA: A esta hora a Sinhá poderia está conhecendo o encanto das areias vermelhas...
BEIJA: Espero que se recupere logo. E o principal: que não se esqueça de mim.

Naquela mesma noite Chalaça se infiltra no palácio, camuflado pela escuridão, e vai até o quarto do Príncipe. Ele conhece como ninguém a rotina da casa e não tem dificuldades em atingir seu intento.

CHALAÇA (sussurando): Pedro?... Pedro?
PEDRO: O que faz aqui seu maluco?
CHALAÇA: Oras, precisava dar o retorno da missão...
PEDRO: Conte-me. Como foi lá?
CHALAÇA: A senhorita me pareceu ansiosa pela sua presença. Mas compreendeu bem os seus motivos.
PEDRO: É uma pena. Estava contando os minutos para encontrá-la.
CHALAÇA (enigmático): Pedro, se me permite, afinal, quem é Dona Beija?

Continua segunda-feira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário