25 de jun. de 2012

Encontro do Século - CAP. 193



No capítulo anterior...
Leopoldina pressiona Chalaça para saber onde está Pedro
Chalaça se cala, mas a Imperatriz deduz onde está o marido
Domitília ouve o nome e quer saber quem é Beija
Um mensageiro é enviado para avisá-lo da situação
Pedro dissolve a Assembléia Constituinte e os Andradas são presos
Benedita, o marido e o pai se mudam para o Rio de Janeiro
Eles vão morar na Fazenda Santa Cruz, inconformados
Domitília revela a Pedro que está grávida

CAP. 193

PEDRO: Não pode imaginar o quanto me deixa feliz com esta notícia.
DOMITÍLIA: Também estou muito feliz, porém preocupada. Como vou desempenhar minhas funções no palácio estando grávida? O que vou fazer quando começarem a perguntar quem é o pai?
PEDRO: Simplesmente não diga nada. Diga que é assunto seu. Quanto às suas funções, exerça enquanto for possível. Mas quero que cuide muito bem do nosso bebê.
DOMITÍLIA: Você já tem outros filhos com a Imperatriz e ainda terá tempo para o nosso primeiro filhinho?
PEDRO: Mas é claro que sim! Meus filhos são minha vida, o motivo de minha existência. Não negarei carinho a nenhum deles... Maria da Glória é uma flor de formosura. Miguel então... É a minha cara... João Carlos nos encheu de tristeza com sua morte, ainda bebê. Não consigo me esquecer desse episódio... Mas Deus foi tão generoso que nos deu Januária, uma menina linda e saudável. Ao contrário do que parece, sou um pai muito atencioso...
DOMITÍLIA: Se você está dizendo, eu acredito...

Pedro acaricia sua barriga, ainda sem volume, e beija com carinho.

Corta para a Chácara Cedro, no quarto de hóspedes.

ANTONIO: Preciso voltar para São Domingos. Já extrapolei em muito o tempo em que poderia ficar aqui.
BEIJA: Lamento muito a sua partida, mas não tem como ser diferente.
ANTONIO: Porque não faz o que te falei? Vamos embora para Araxá, feche essa chácara, deixe essa vida de perdição e venha viver só pra mim. É a mim que você ama, Beija, não adianta fugir disso.
BEIJA: Antonio, já conversamos exaustivamente sobre isso. E a gente sempre acaba se desentendendo. Só concordaria em voltar para Araxá se deixasse Aninha Felizardo e assumisse um compromisso sério comigo.
ANTONIO: Já disse que não posso fazer isso. Tenho uma casa cheia de filhos para criar. Tenho a fazenda para tomar de conta. Meu pai não vai muito longe. Tem estado muito doente ultimamente... Podemos viver eu na minha casa e você na sua...
BEIJA: Por que só eu tenho de fazer concessões, Antonio? Nunca abre mão de nada para ficar comigo... Mais uma vez vejo nossa chance de ficar juntos, de sermos felizes, escorrer pelos dedos como se fosse areia... Estou com meu coração partido, mas não vou abrir mão da minha posição. Ou me assume, ou pode me esquecer...
ANTONIO: Também lamento muito que seja tão cabeça dura...

O casal dá um beijo de despedida. Antonio junta suas tralhas e parte. Beija chora inconsolada. Nem abre a chácara para o sarau naquela noite.

Corta para o quarto do casal, na Quinta da Boa Vista.

LEOPOLDINA: Pedro, pode me dar alguns minutos de sua atenção?
PEDRO (tentando ser atencioso): Sim, minha querida, o que deseja?
LEOPOLDINA: Preciso lhe dar uma boa notícia. Estou grávida de novo... Vamos ter mais um filho...

Pedro fica admirado.

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário