2 de jun. de 2012

Encontro do Século - CAP. 174



No capítulo anterior...
Domitília e Benedita discutem por causa de Pedro
O Príncipe flagra deixando-as sem resposta
Beija recebe uma carta de Pedro informando sobre a Independência
A carta é lida para os presentes e todos comemoram
O pai de Domitília a flagra aos beijos com Pedro

CAP. 174

PEDRO: Desculpe, coronel, sei que deve lhe parecer estranho a cena que acaba de presenciar, mas devo confessar que não resisti aos encantos de sua filha.
TC JOÃO: Isso posso até atender. Mas consta que Vossa Alteza é um homem casado. Isso sim, é um problema.
PEDRO: É fato. Mas o senhor é homem e há de me entender. É difícil resistir à tanta tentação.
DOMITÍLIA: Papai, Pedro/
TC JOÃO: Vá para o seu quarto. Conversaremos depois sobre isso.

Assim que Domitília se retira...

PEDRO: Não sei o que dizer, coronel. Peço apenas que aceite as minhas desculpas.
TC JOÃO: Domitília já foi casada uma vez e sofreu uma grande decepção. Vossa Alteza há de entender que, como pai, tento me cercar de todos os cuidados para garantir o bem estar de minhas filhas.
PEDRO: Entendo e aprovo sua preocupação. Se fosse minha filha certamente teria a mesma atitude. Mas quero lhe pedir uma coisa: não brigue com Domitília. A culpa foi toda minha.
TC JOÃO: Não adianta brigar. Se conversar já não resolve, imagine brigar...

Corta para o quarto de Domitília.

TC JOÃO: Pelo visto não adiantou de nada o que lhe disse...
DOMITÍLIA: Papai, o senhor sabe como são essas coisas... A gente sente e pronto, não dá para agir como se elas não existissem...
TC JOÃO: Vai sentir é muita vergonha na hora que ele te abandonar barriguda por aí. O que você vai dizer? Como vai explicar uma gravidez já que não tem mais marido?
DOMITÍLIA: Mas quem está falando em gravidez?
TC JOÃO: Ora, minha filha, seu pai é vivido o suficiente para saber como essas coisas acontecem! Não seja tola!
DOMITÍLIA: Também não sou tão ingênua assim, meu pai. Sei como evitar essas coisas.
TC JOÃO: Ingênua ou não, quero se afaste do Príncipe. Não é certo isso. Ele é um homem casado. Fui bem claro?
DOMITÍLIA: Sim, papai. Claro o suficiente.

Na manhã seguinte... Pedro convence Domitília a se encontrar com ele às escondidas.

PEDRO: Está tão diferente comigo, o que houve? Fiz algo que não lhe agradou?
DOMITÍLIA: Não é isso. Meu pai proibiu-me de estar junto de ti. Não acha correto que me envolva com um homem casado.
PEDRO: mas não lhe disse que isso é o que menos importa, que meu amor e meu coração serão sempre seus?
DOMITÍLIA: Estou indecisa. Uma parte de mim quer ficar com você para sempre. Mas a voz da razão diz que isso não é o correto e que posso me machucar muito no futuro.
PEDRO: Você pensou na minha proposta? O que acha de viver comigo no Rio de Janeiro?

Continua segunda-feira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário