14 de fev de 2010

Sobre webnovelas


A webnovela é um gênero de narrativa que está se tornando muito comum na internet. Atualmente há centenas delas no ar e com público cativo. Também há centenas de comunidades no Orkut dedicadas a esse tipo de obra literária.

Na prática é uma mistura do romance tradicional, a que estamos acostumados, com o roteiro de TV. Concentra-se nos diálogos, parte forte do roteiro e também nas rubricas que são pequenas orientações escritas entre parênteses para designar os sentimentos dos personagens e também a marcação de cena. Porém, como não se dispõe de elementos visuais como a TV e o cinema, faz-se o uso da narrativa, como nos bons e velhos livros impressos, para interligar o conjunto e dar a real dimensão da história contada.

Há webnovelas ilustradas, com sinopse, perfil dos personagens e figuras para representá-los e até vídeos e há outras que se concentram apenas em textos.

Normalmente os capítulos são publicados diariamente, em horário fixo, de segunda a sábado, como nas novelas tradicionais da TV.

A diferença é que os capítulos são curtos, com cerca de 50 linhas (1 página do Word) e podem ser lidos na ordem e no horário que for mais conveniente para o internauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário